quinta-feira, setembro 22, 2011

[Entrevista] A Hallyu global


O produtor, cantor e compositor canadense Denzil "DRRemedios é o artista que constantemente escreve e produz músicas para os mais renomados nomes do mundo artístico. Recentemente, ele realizou projetos com alguns cantores do kpop, que incluem Super JuniorU-KISSSHINee, Lee Hyori e muitos outros.
Um site americano realizou uma entrevista com o produtor e revelou algumas curiosidades sobre seu recente trabalho com os grupos Super Junior e U-KISS. Denzil também falou sobre kpop, música e como ele se sente a respeito de sua influência em boa parte da cultura musical global. 
Sem mais delongas, confira a entrevista abaixo!
====
SA: "Você é conhecido como cantor, compositor e produtor - Como você descreveria o seu estilo musical?"
DR: É difícil descrever completamente o meu "som", porque meu trabalho na indústria varia de acordo com o país. Se eu fosse resumir tudo, eu diria que meu som está sempre evoluindo e se encaixa com o estilo musical do artista, do projeto, da música que estou trabalhando no momento. Por exemplo, meu som será de uma maneira quando eu estiver trabalhando em um disco de hip-hop, então mudará totalmente quando eu estiver trabalhando em uma produção cinematográfica e então ele mudará de novo se eu estiver trabalhando com pop ou rock.
SA: "Recentemente, você trabalhou em alguns álbuns de kpop. Antes de começarmos a falar deles, você poderia nos dizer o que te atraiu para o kpop e o que o levou a começar a trabalhar com artistas estrangeiros?"
DR : Eu estava atualmente trabalhando com Young Dose e Soulja Boy em Nova York e um produtor bem conhecido chamado Reefa (que já trabalhou com The Game, Fabulous, Notorious BIG) mencionou o mercado kpop e seu amigo Ryan Jhun. Eu não tinha a menor idéia sobre o kpop e como sua música era popular no mundo todo. Quando nos encontramos com Ryan, ele nos mostrou um monte de canções de Lee Hyori, Super Junior, SHINee, U-KISS e muito outros. Fiquei realmente impressionado com tudo aquilo, a música, seus vídeos, a energia, a coreografia e a excitação em torno do kpop. A partir deste momento começamos a trabalhar juntos com artistas kpop. 
SA: "Você escreveu "Walkin" e "My Love, My Kiss, My Heart" para o álbum do grupo Super Junior, intitulado 'Mr. Simple'. Você estava familiarizado com o Super Junior antes deste projeto?"
DR : Sim, eu estava. Na verdade, antes de "Mr. Simple", eu também tinha co-escrito "No Other" e "Shake It Up". Ambas as canções subiram nas paradas musicais na época e eu fiquei realmente impressionado com o poder e talento deste grupo. Foi realmente o primeiro álbum que eu realizei globalmente, então eu estava realmente feliz com o projeto e com o esforço que esses caras colocaram nas canções.
SA: "Como você adaptou as músicas para uma boy band com 10 membros. Essas canções já existiam antes do Super Junior entrar em cena?"
DR: A maioria das músicas que eu escrevo para os cantores de kpop geralmente são escritas antes de serem apresentadas para os próprios artistas. Às vezes eu puxo canções do meu catálogo que já existe, às vezes eu escuto os artistas ou as gravadoras em si para obter a direção para o próximo álbum, em seguida, começo a escrever e produzir.
Eu acredito em uma melodia forte antes de qualquer coisa. Isto existe, sendo uma pessoa ou dez cantando, não importa. Sem uma melodia forte e cativante, você não pode fazer um ouvinte ficar atento. A partir daí. é só uma questão de usar essas melodias e brincar com as harmonias, as letras ou o espaço entre as linhas. Às vezes eu mesmo escrevo uma canção para alguém, mas então outro cantor totalmente diferente escolhe a música para si.
No caso do Super Junior foi uma combinação disto. Algumas músicas foram criadas especificamente para eles e algumas não.
SA: "Você já ouviu o álbum 'Neverland', do grupo U-KISS? Quais são seus pensamentos sobre o álbum e a interpretação do U-KISS na canção 'Someday'?"
DR: Eu tenho escutado o álbum e eu adoro todas as músicas por motivos diferentes. Eu acho que os ouvintes estavam esperando alguns sons antigos do U-KISS, mas acho que este álbum mostra algumas cores diferentes do grupo que não foram completamente reveladas em seus trabalhos anteriores. Eles não têm medo de tentar algo novo.
"Someday" foi algo muito novo para eles. Não era o som que todos estavam esperando. Eu amo o que fizeram com "Someday" e não sou apenas eu que estou dizendo isto. Eu sinto que eles colocaram as emoções certas nesta música e representaram exatamente o que significava. Eu ouço este comentário dos fãs o tempo todo, o que me convence ainda mais que esta canção foi muito bem escolhida para eles.
SA: "Muitas empresas de kpop estão se unindo com produtores ocidentais. Você acha que é por causa do quê e você vê a indústria pop coreana mudando por causa disso? "


DR : Isso é muito verdadeiro e estou feliz por fazer parte deste movimento. Agora, Teddy Riley está trabalhando em projetos coreanos e Ludacris acaba de assinar um 'contrato' com a YG Entertainment.
... Eu acho que cada som tem seu desenvolvimento e, no mínimo, uma identidade temporária. Assim como o hip-hop de hoje não soa como o hip-hop de 10 anos atrás, eu acho que o kpop tem ficado mais parecido com o som ocidental devido a influência, porém mantém suas raízes tradicionais.

SA: "Além do Super Junior e U-KISS, com quais outros grupos de kpop você trabalhou? Há algum que você gostaria de produzir?"
DR: Eu tenho trabalhado com SHINee, Girl's Day e Lee Hyori também.
[Quanto aos artistas que eu gostaria de trabalhar] Existem tantos grupos/artistas, mas citando alguns seriam SNSDHyunATVXQ, e SISTAR.

SA: "DR, o que está por vir?"

DR: Wow, tem muita coisa em movimento no momento. Há alguns artistas de kpop que estarei produzindo ao longo dos próximos meses, incluindo SHINee, juntamente com alguns projetos na América. 



E você, kpopper brasileiro, o que achou do movimento global que está nascendo e que une cada vez mais artistas ocidentais e orientais?



Créditos: Allkpop

Tradução: @Mit_Unnie

5 comentários:

  1. 1 - Eu amo esse homem. AUHAUHAUH Ele escreveu minhas músicas favoritas de Mr. Simple. Apenax.
    2 - TRABALHANDO COM GIRL'S DAY? <3

    Ai, que bom conhecer um dos "cérebros" por trás do Kpop <3

    ResponderExcluir
  2. só espero qe nao fiqe popzinho o.o
    mas nao sei gosto das musica deles como sao, se muda pra melhor ta blz

    ResponderExcluir
  3. Nem sabia q ele existia! hehe Mas sempre é bom conhecer quem está por trás de tudo! Ele faz canções ótimas!

    ResponderExcluir
  4. só espero que não vire modinha..

    ResponderExcluir
  5. Assim eu tbm num so muito fã de modinha, mas se algo vira moda é por que foi o suficientemente bom!! No caso de K-pop ele não é suficientemente , ele é mais do que isso, quando eu descobri SHInee(minha primeira banda) eu me apaixonei pelo grupo, eles misturaram o "pop" com "street", tipo além deles srem ótimos cantores são ótimos dançarinos, não estou me referindo só ao SHInee, mas ao Super Junior,MBLAQ, SDSN, Infinite etc... Acho que se virasse modinha eu não ia me importar; Eu prefiro muito mais sair pela rua ouvindo alguma musica coreana do que ter que ouvir de baixo da minha janela um funk maldito.
    Enquanto a entrevista eu tbm não conhecia ele mas como muitos disseram é sempre bom saber a mente por detrás.

    ResponderExcluir

Os comentários postados por usuários não expressam as opiniões da equipe do site.