segunda-feira, outubro 03, 2011

[Coluna] Um verdadeiro k-idol



Kpop é um estilo totalmente único por vários motivos. Um deles é o grande desafio de ter em um único grupo grande número de membros talentosos!
É impressionante o timbre de voz, a sincronia e os laços afetivos entre os integrantes. E isso acontece como resultados de anos e anos e anos treinando arduamente para realizarem o seu sonho.
Diferente de países como Brasil, - onde a cada dia novos cantores se promovem sozinhos – a Coréia do Sul trata como profissão séria, cantar e dançar! Seus artistas têm que estar cada vez mais preparados. Cantar apenas não é o suficiente.


Tudo isso para que o Kpop seja mais brilhante e mais bonito aos olhos de quem vê!

Mas infelizmente, se o grupo tiver rostinho bonito e estereótipo certo, esses com certeza estarão debutando no próximo mês! Saber cantar? O importante é parecer um artista, o resto o auto-tune ajeita! As indústrias estão cada vez mais querendo pernas e corpos bem magros deixando de lado artistas talentosos que não possuem o padrão desejado.
O pior de tudo é que muitos de nós, kpoppers, parecemos engolir essa nova era de K-idol, com um largo sorriso no rosto.
Temos que parar de concordar com a indústria e valorizar os artistas que apesar de não possuírem esses padrões, são muito talentosos!
Além disso, muitos de nós infelizmente perdemos pelo caminho a verdadeira essência de ser fã.
O negócio agora é saber quem sabe mais... Quem fala melhor, quem entende melhor a língua estrangeira. Quem erra menos os nomes dos integrantes.
O negócio agora é provar que não é ‘poser’.
Se nos apaixonamos pelo Kpop foi justamente pela perfeição e a emoção que ele nos passa. Queremos um K-idol preparado e que ame o que faz! Um cantor que consiga com apenas algumas melodias nos levantar nas piores horas! Queremos cantores, artistas e não fantoches da indústria.


Colunista: @Nathy_Choi
Revisão: @Mit_Unnie & @elainefranca27

13 comentários:

  1. O mais lindo tapa na cara que eu já vi dar nesses kpoppers de merda.

    Sério. Isso me decepciona. Antes, fãs de kpoppers sabiam escolher e criticar bandas. Criticavam até as bandas dos fandons em que faziam parte. Hoje, qualquer bandinha novinha agora é boa. Gente que se diz kpopper, mas nunca ouviu Sechs kies, Shinhwa, H.O.T. e outros, que deram o sangue para fazer com que suas músicas começassem a ser ouvidas.
    E até mesmo gente que se diz de algum fandom quando naõ sabem de nada sobre a banda.

    Parem e pensem um pouco no que falam ou escrevem. Nós podemos ser educados, mas achamos tudo isso coisa de gente fútil e burra. Tentem ter mais respeito por aqueles que treinavam em lugares com goteiras. Por aqueles que agora tem que comer menos para se enquadrar nesse estereótipo ridículo de beleza.

    ResponderExcluir
  2. Bem, eu posso até ser criticada, chamada de pôser e o esculhambo todo mas eu não sei o que me prende tanto à esses meninos e meninhas. Eu não sei as histórias de vida de todos, não gravei todas as datas de aniversário, não sei nome de pai, mãe, irmão,, ou quanto tempo eles esperaram para debutar, a qual gravadora pertencem todos eles e de alguns não sei nem a idade ao certo, mas uma coisa eu posos dizer à vocês que se acham donas/donos dos saberes e pensam que pra ser kappoper tem que ter acompanhado desde os anos que começaram as respectivas bandas pops da Coréias e ainda sim gravar os nomes, mesmo se você ouvir e não gostar: Eu AMO esses meninos, de todo o meu coração. É algo que nunca tomou conta de mim antes. Sabe o que é você sentir diferentes emoções por pessoas que estão do outro lado do mundo e que vc nunca pensou que sentiria? Eu nunca fui fã de NADA na minha vida antes, e se deparar agora sendo fã de tanta gente pra mim é algo realmente complicado de se gravar nos mínimos detalhes todas as informações. Se eu não me esforço? É claro que me esforço. E mesmo com somente 7meses descobrindo cada dia mais e mais sobre esse mundo eu não me considero poser. Eu sei muito bem de quem eu falo, sei muito bem quais são as suas músicas e seus nomes, mas não me peçam pra dizer quais as cores preferidas ou a comida preferida, nome de mãe, de irmão, que isso eu sei que nem em 10 anos poderei gravar de todos.
    Quanto ao talento: sempre fui uma pessoa bem crítica e com meus meninos e meninas não são diferentes. Sei reconhecer quem realmente tem voz e merece estar ali em cima amolecendo tantos corações. E vejo neles exemplos a ser seguidos. Creio que foram suas personalidade, suas músicas e seus talentos que me deixam cada vez mais boque-aberta que me fizeram fã deles. Sei dizer abertamente sou fã daquele ou daquela não só por sua aparência, mas sim por seus respectivos talentos. E é isso que eu acho importante em um fã, que não venha dar uma ficha técnica quando vierem perguntar porque eu gosto daquele grupo/cantor, e sim que eu diga: É porque ele tem talento e uma personalidade incrível que me faz ter como exemplo.
    Bem.. esse é o meu ver.

    ResponderExcluir
  3. Caraca matéria mais do que perfeita, adorei simplismente!
    Tapa na cara desse povo que acha que é só ser bonitinho pra ser um ídolo, ta certo que sou fan de muito artista que NÃO canta, como a Yoona por exemplo, ela não canta, mas ... tem outras qualidades ^^' ... realmente temos que dar mais valor a música de verdade

    ResponderExcluir
  4. Muito boa a matéria...Isso nos leva a refletir q não devemos nos deixar influenciar só pelas aparências.Mesmo por que ninguém é tão lindo o quanto se ver,existe muita maquiagem e edição de imagens.Gosto muito de K-Pop por causa do talento dos artista,pela emoção que eles passam e também as letras da maioria das musicas são boas.
    Parabéns,amei mas uma vez o assunto abordado!!

    ResponderExcluir
  5. Eu concordo, eu não sou fã somente de integrantes, acho que nem isso posso ser considerada pelos fans ardilosos, porque eu gosto mais da musica do quem canta, quem canta so me chama atenção quando demostram performances o que claro são unicos no mundo , porque não vemos em nosso pais darem um certo valor a 'dá-se' um show de verdade. Porque cantores de verdade eh isso , vc nao paga para assitir alguem parado na palco enquanto os bailarinos dançam por eles. Tem que mostrar que é completo, e isso que me chamou atenção na industria coreana. Eu tenho decfit de atenção entao decorar nomes principalmente os coreanos que costuman ter muitos sobrenomes iguais é terrivel para min, mais isso não quer dizer que sou menos fã que qualquer um.
    Enfim ...

    ResponderExcluir
  6. Ha Tipo SNSD debutou no mesmo ano em que wonder girls e KARA cujo qual foi muito antes do que 2ne1 ,T-ara ,e after school"
    NA MINHA OPINIÃO CADA GRUPO TEM MEMBROS COM DIFERENTES TIPOS DE ESPECIALIDADES COMO A VOZ DA YOONA COMBINA COM MUSICAS FOFAS A VOZ DELA É LINDA CANTANDO "eco song"
    E SNSD ELAS NUNCA USARAM auto-tune" JA USARAM NAS MUSICAS JAPONESAS PARA DAR MAIS EFEITO ELETRONICO"

    GOSTO DE K-POP DESDE 2009 E SEI QUE GRUPOS COMO " SNSD KARA T-ARA 2NE1" NÃO COMEÇARAM NO TOPO DA FAMA ELAS PASSARAM POR AUTOS E BAIXOS E MERECEM A FAMA QUE ELAS TEM HOJE*
    MAIS ELAS FICARAM EM AUTO TREINAMENTO PARA VOZ E DANÇA...

    NÃO ADIANTA QUERER CRIAR GRUPO COM ROSTINHO BONITO PARA QUEREREM COMPETIR COM QUEM TEM HABILIDADE-

    ResponderExcluir
  7. Bom, varios grupos qe eu ja vi, qe todas as integrantes sao lindas, mas qando tem aquele efeito "MR REMOVED" algo assim, voce ve qe as vozes delas sao ridiculas, e sao tudo feitas no estudio mesmo!
    Nao lembro o nome de um grupo que, qando fizeram isso, nao acreditavam no mal talento que tinham.

    E assim, SNSD, T-ARA, 2NE1, KARA e muitas outras girl's bands começaram do zero. Na esperança de pelo menos, fazer sucesso, mas elas conseguiram mais, conseguiram mudar o mundo do k-pop, indo para todos os cantos DO MUNDO!!
    Uma SALVA DE PALMAS para as girl's bands e boy's bands, que ralaram pra chegar no topo!!

    ResponderExcluir
  8. aahn seila, apesar desse profissionalismo todo, tem que ver que kpoper Brasileiro tá mais em curtir o som mesmo (os nossos conceitos de música aqui são esses x/)...por isso até nao reclamo quem curte so boyband e girlband...

    mas eu sempre digo antes de escutar grupos de debut, escutem um pouco mais de música TVXQ e BoA por exemplo, eramm os bons no tempoq ue essa onda Hallyu nao estava a toda =).A BoA msm disse isso esses dias na SMTOWN, por isso acho bom conhecer bem um artista e apoialo antes de ser poser e saber dancar a dancinha dos albusn top10 HUHUEH

    mas oks, que acoréia continue cobrando assim o/
    nao reclamo do rostinho bonito, pq bah é um conjunto de um todo nao adianta sabe dancar e nao ter aquela presença de palco por exemplo ou aquela voz marcante ...

    ResponderExcluir
  9. Sara Nunes, li todo o seu comentário e não discordei de nada! É exatamente isso que sinto! Eu gostaria de saber curiosidades sobre eles, eu tento! Mas eu nunca conseguirei gravar todas essas informações, até porque, eu não acompanho meus grupos desde de seu debut! Eu comecei a gostar de Kpop no fim do ano passado. Antes eu nem sabia que Super Junior (pronto, falei qual é o meu grupo favorito uahuah) existia! Vou falar a verdade: Não canto as músicas certo, não sei a data de aniversário de todos e pouco sei sobre a biografia de todos eles! Mas o sentimento que tenho por eles é uma coisa inexplicável! Imagino que não seja amor, pois eu acho que é meio impossível, mas a sensação que tenho quando os vejo cantando, dançando, ou fazendo qualquer outra coisa prova que eu adoro esses garotos demaaaiiiiss da conta!!!
    Eu sei que fugi um pouco (MUITO) do tema, mas é que eu vi o comentário da Sara e achei muito interessante.

    ResponderExcluir
  10. Recentemente vi uma matéria que debutaram 27 girlbands esse ano, dessas só vi 5 e a que eu mais gostei pela qualidade não foram valorizadas. Depois desse boom do kpop, as empresas estão mais preocupadas com lucro de que qualidade, pra eles um rosto bonito já está bom e o povo engole. Essa política teve um grande aumento esse ano, até grupos que debutaram ano passado tem uma média de talento e treinamento, não que desmereçam. A corrida é p/ debutar as idols sem treinamento mesmo, coloca auto tune, um rosto bonito e tá tudo certo, já que o principal é vender. Mesmo em grupos antigos podemos ver que eles dão muito mais atenção ao membro mais bonito e não ao membro mais talentoso.
    Eu gosto de kpop a 4 anos, na época em que a informação era mínima. Só sei a data de aniversário de dois bias (BoA, pq é o dia do meu aniversário tbm XD, e Sungmin), estou descobrindo até hoje coisas que eu não sabia sobre os k-idols que gosto, não sei quanto tempo eles passaram como trainee, não conheço todas as músicas e vim aprender ano passado a pronunciar os nomes certo porque quis aprender hangul. O verdadeiro fã não é aquele que sabe tudo sobre o ídolo e sim aquele que o ama apesar dos defeitos Pois amor de fã é diferente, é um amor inalcançável, intenso e crítico, porque vc também tem que saber reconhecer os erros deles, já que também são seres humanos. Quando se é fã vc se entrega e fará tudo por aquela pessoa, apenas para poder ouvir sua voz, vê-lo se apresentar, que no nosso caso nem é ao vivo.
    Quando comecei a gostar de kpop, esse era um mundo tão unido. Agora se vc não sabe tal coisa sobre o ídolo já é taxado de poser, vc não pode não gostar de uma banda e já é hater, qualquer coisa é motivo de briga. Lembro que quando alguém falava mal de qualquer banda os kpopper se juntavam em uma defesa pacífica e racional, agora cada um que defenda sua banda com unhas e xingamentos. O que me dá mais raiva é quando vem falar mal de grupos que deram o sangue para estar onde estão com o argumento de que eles não tem talento, TENTE CANTAR E DANÇAR COMO ELES E DEPOIS ENCONTRE OUTRO ARGUENTO. Sinto falta do respeito.

    ResponderExcluir
  11. @Ecah CONCORDO PLENAMENTE COM VC !
    Por exemplo não só SNSD mais varios outros grupos fazem milhares de comerciais para grandes empresas, e isso aumenta tanto a economia como os bolsos das empresas ..!
    Mais elas ficaram de 4 a 6 anos em auto treinamento,..

    ELAS ERAM SIMPLES GAROTAS QUE TINHAM UM SONHO* O DE SER UMA ESTRELA DA MUSICA..E CADA UMA JÁ TINHA UMA HABILIDADE ESPECIAL CONSIGO!
    COM TREINAMENTO E FORÇA DE VONTADE(porque é muito dificil e pesado) ELAS CHEGARAM AO SUCESSO ABSOLUTO.

    !Agora Empresas quererem criar grupos para ganhar dinheiro¬¬ é insulto aos grupos que começaram com um SONHO. E esses grupos nunca vão chegar aos pés dos grupos que expandiram o K-POP:

    "SNSD,BOA,SUPER JUNIOR,SHINEE,KARA,AFTER SCHOOL,2NE1,T-ARA,4MINUTE,F(X),BROWN EYED GIRLS,WONDER GIRLS,TVXQ,BEST,MBLAQ,SHINHWA,H.O.T e muitos outros ..

    ResponderExcluir
  12. eu acho que isso nao tem nada a ver com ser fan ,fan nao e saber da historia e siim simplismente amar porq eles transmitem coisas boas em sua voz,na danca e etc,vamos ser realistas, eu ja lii um pouco da historia do jae joong e mesmo assim eu nao me apaixonei ,nao porq a vida dele e linda e siim porq ele tem uma voz linda e transmite coisas otimas

    ResponderExcluir
  13. Eu não sei pronunciar os nomes, não sei dançar as coreografias, não gosto da maioria dos grupos novos e não conheço os mais antigos. O que eu mais prezo em uma música é a sincronia da dança e o potencial vocal dos integrantes. Eu não olho a beleza de cada um, não gosto de autotunes e só sou fã do Yesung, apesar de não saber nem a idade dele. Eu não me considero uma kpopper, mas posso dizer que esse estilo é realmente um dos meus preferidos (Y)

    ResponderExcluir

Os comentários postados por usuários não expressam as opiniões da equipe do site.