segunda-feira, outubro 17, 2011

[Entrevista] Lee 'SM' Soo Man



O presidente da agência SM Entertainment, Lee Soo Man (60), recentemente sentou-se com a Chosun para uma entrevista, onde ele revelou seus pensamentos incluindo seu sistema de gestão, seus novos grupos "M1" e "M2" e seus objetivos no mercado americano. Confira a entrevista abaixo!



-- O maior fator que contribui para o sucesso generalizado do Kpop são os contratos de longo prazo:

Lee Soo Man se tornou a primeira pessoa na indústria do entretenimento coreano a implementar um sistema de gestão sistemática e científica. Ele pegou estagiários para torná-los estrelas e todos assinaram contratos de 13 anos. Ao fazer isso, ele essencialmente se tornou o diretor de uma escola de alunos talentosos.

No entanto, esses contratos de longo prazo têm sido motivo de muita polêmica. Por pressão da Comissão de Comércio Justo, a duração destes mesmos contratos passaram a ser negociados com a duração de, no máximo, sete anos dentro da Coreia e 10 anos se as promoções artísticas visarem o exterior.

Lee Soo Man citou esses contratos de longo prazo como o maior fator que contribui para o sucesso generalizado do KPop em todo o mundo.

--Em relação ao tema 'indústrias', o repórter aproveitou a oportunidade para questioná-lo sobre a sigla "TC". Eles perguntaram: "Você veio com a palavra TC (Tecnologia Cultural). Qual é o segredo para se tornar um vencedor na indústria da TC?"

Lee Soo Man respondeu:
"A indústria da TI (tecnologia da informação) é freqüentemente acusada de ser uma indústria de lucros elevados. No entanto, a TC é uma indústria com altas taxas de risco-lucro. Em uma indústria como essa, a coisa mais importante é evitar riscos."




-- O secreto sistema de gestão:  

O novo grupo da SM Entertainment será composto por dois sub-grupos que têm o mesmo conceito. Um grupo promoverá na Coréia, enquanto o outro grupo irá promover com a mesma música na China. Os grupos são atualmente chamados de " M1 "e" M2 ".
A fim de encontrar a canção título perfeita para esses dois grupos, a SM realizou um evento chamado 'Camp Music' na Dinamarca e na Noruega, em agosto. O evento atraiu 50 compositores de todo o mundo, que vieram a compor uma canção para SM Entertainment através de 3-6 dias.

Mesmo já tendo realizado este evento por duas vezes, ainda não foi possível escolher uma canção apropriada para os grupos. 

Lee Soo Man afirmou"Se você olhar por um lado, nós temos jogado fora muito dinheiro. No entanto, estamos sempre fazendo coisas desse tipo. A SM Entertainment tem três fontes de poder: formação, a adesão ao sistema e canções. Geralmente, leva cerca de 4 anos para lançar um novo grupo. A fim de escrever uma canção para o TVXQ, 50 pessoas haviam se reunido. Foi necessário cerca de 4 bilhões de won (3,5 milhões dólares) para o grupo debutar. Além disso, foi necessário gastar mais dinheiro para a produção do álbum e taxas promocionais."


Lee Soo Man, em seguida, passou a explicar como a sua paciência e o sistema metódico permitiu-lhe criar grupos como TVXQ e Super Junior .

Depois do grande sucesso da cantora BoA no Japão, o diretor executivo da SM Entertainment pretendia criar um grupo que pudesse ser bem sucedido não só na Ásia, mas em todo o mundo. Lee Soo Man decidiu escolher os melhores estagiários para criar um novo grupo que poderia ser considerado a "liga principal". Este grupo não era outro senão TVXQ.


-- E sobre os planos da SM Entertainment para a expansão nos EUA?

O repórter perguntou: " A SMTown vai ser realizado no Madison Square Garden, em Nova York, você vai estar fazendo uma aventura oficial nos EUA?", Lee Soo Man respondeu:

"Não, não é assim. Ao invés de me aventurar nos EUA, estamos apenas realizando um concerto de consolo para as pessoas que se consideram parte de um país imaginário chamado SM TOWN. Os mercados da China e da Ásia serão maiores do que o mercado dos EUA. Assim, não é realmente necessário ir para os EUA em um futuro próximo. Músicas asiáticas não são reconhecidas nos EUA? Totalmente irrelevante porque a Ásia em breve se tornará o centro."




-- Sonhos de Lee Soo Man para o futuro:

O dono da maior agência da Coréia é um homem que está sempre sonhando. Seu sonho atual envolve a produção de um musical como 'Billy Elliot', onde ele vai desenhar os diferentes grupos de todo o mundo. Ele revelou que a história seria sobre uma mãe e uma criança discutindo a respeito da música clássica e pop, mas acabam percebendo que o melhor é produzir uma canção que envolva os dois estilos. O musical contaria com hits antigos e novos da SM Entertainment.

Lee Soo Man comentou: "É meu sonho produzir um compositor que faça muito dinheiro no mundo através de SM Entertainment."


Créditos: Chosun
Tradução: @Mit_Unnie & @elainefranca27

11 comentários:

  1. Lee Soo Man comentou: "É meu sonho produzir um compositor que faça muito dinheiro no mundo através de SM Entertainment."

    Você tinha isso e deixou escapar de suas mãos. Ele se chama Kim JaeJoong!

    Obrigada pela tradução ;)

    ResponderExcluir
  2. ELE SÓ PENSA EM GRANA.CREDO.

    ResponderExcluir
  3. "Lee Soo Man comentou: "É meu sonho produzir um compositor que faça muito dinheiro no mundo através de SM Entertainment."

    Você tinha isso e deixou escapar de suas mãos. Ele se chama Kim JaeJoong!

    Obrigada pela tradução ;)"

    CONCORDO PLENAMEENTE!

    ResponderExcluir
  4. O cara é um gênio e visionário demais! Mas parece que a ganancia o cega e não deixa perceber que perdeu além de mais da metade do melhor grupo e o mais conhecido da sua agência, grandes astistas como JYJ e nem assim deu o braço a torcer... Espero que um dia ele consiga enxergar além da sua ganância...

    ResponderExcluir
  5. Ele disse: "Assim, não é realmente necessário ir para os EUA em um futuro próximo. Músicas asiáticas não são reconhecidas nos EUA? Totalmente irrelevante porque a Ásia em breve se tornará o centro."
    Muito audacioso...Ele realmente tem certeza do que quer...ELE SÓ PENSA EM DINHEIRO²

    ResponderExcluir
  6. n consigo nem explicar o tamanho do ódio q sinto desse homem, n é algo saudável pra mim mas n consigo evitar

    ResponderExcluir
  7. Concordo com as as opiniões acima, PÓ SÓ DINHEIRO QUE ELE PENSA,se for assim então a SMtown não vem pro Brasil e uma pena mas ainda bem que o que importa para os fãs são os grupos e não a agencia que eles fazem parte.
    Mas na boa, não gostei dele.
    Ps:E O MEU SONHO QUE MUDEI O PRESIDENTE DA SM E COLOQUEM UM MENOS GANANCIOSO, cuidado a gula e um pecado.

    ResponderExcluir
  8. A SM é o q é hj por causa da ganância e da ousadia de Lee Sooman
    gostem vcs ou ñ mas se nao fosse pelo contrato de longo prazo, dinheiro investido e dinheiro jogado fora, lucros e ñ lucros ... hj ñ existiriam TVXQ, Super Junior, SNSD, BoA, SHINee, f(x), grupos q de cada 10 kpopper pelo menos uns tres gosta da metade ou mais. As pessoas só sabem dizer q ele só pensa em dinheiro... mas ele está certo em pensar assim porq se ele não pensar em dinheiro ele ñao vai ter como sustentar os inumeros grupos q tem e q ainda terá...
    pensem como se fossem voces um epresario... pensem no tamanho da responsabilidade q é ser presidente da maior empresa de entretenimento da Coreia do Sul, pensem em como seria se fossem voces no lugar dele, pensem o qnto deve ser doloroso vc se esforçar tanto e só receber criticas que lhe ponham pra baixo... pensem em como é tentar realizar um sonho, conseguir, mas parecer q seu sonho era errado porq só vc se sente bem com ele, pensem no tamanho da responsabilida por ter q cuidar dos melhores grupos, ter q tá lançando coisa nova, rocurando ideias novas o tempo todo...
    as pessoas adoram apontar o dedo no nariz da SM ... mas ele já tem grandes feitos mas as pessoas ñ lhe dão creditos por isso porq estão muito ocupada pensando em como derrubá-lo.

    ResponderExcluir
  9. Eu não gosto mto dele, mas tneho que admitir que os grupos que eu mais amo são o que são hoje porque o Soo Man foi ganacioso, temos que reconhecer que o homen teve talento e capacidade pra criar três potencias das músicas Coreana, DBSK, Super Junior e SNSD.
    Concordo que ele é ganacioso, mas se não fosse essa ganancia e todo esforço que ele teve não teriamos os artistas que tanto amamos hoje ... eu amo JYJ demais, mas reconheço que se esse homen não tivesse toda essa ambição nem eles teriam existido, porque eles nasceram da SM.

    ResponderExcluir
  10. Concordo com a nequiinha e com a marianna, ganancioso ou não é graças a ele que tivemos o prazer de conhecer grupos tão talentosos como os da SM.Quanto a questão do compositor os meninos do Suju também são bons escritores!!

    ResponderExcluir

Os comentários postados por usuários não expressam as opiniões da equipe do site.