sábado, outubro 01, 2011

[COLUNA] A censura no Kpop





Ultimamente tem sido comum vermos nas páginas de notícias a censura marcar uma pesada fiscalização sobre os artistas Kpop.
Este é um assunto que de fato, nunca seremos capazes de assimilar já que é necessário que olhemos para tudo isso com um olhar da sociedade coreana o qual não temos tanta familiaridade histórica.
Não vivemos lá e mesmo que vivêssemos não seríamos tão capazes de entender os sunbaes que consentem com esse tipo de atitude: A censura!
A Coreia do Sul, de algumas décadas para cá, tem se preocupado muito com a formação de seus jovens e com a qualidade do ensino.
Há um preocupação profunda em zelar pela moral e os bons costumes. Francamente, acreditamos que falar sobre censura seja algo muito complicado, mas acreditamos que a mesma possua seus pontos negativos e positivos.
Positivos, porque, como já falamos acima, expressa um desejo de zelar pela qualidade da sociedade no geral. Pelo lado negativo é realmente assustador pensar que as bocas e os ouvidos devam ser regulados e que o artista não possa ser pleno em seu próprio país.
É muito complicado que o governo queira inspecionar e colocar tarjas pretas em expressões artísticas derivadas de um movimento que visa ser internacional, como é o caso da Hallyu.
É compreensível e aceitável que um movimento como este, que transmite influências ao mundo, também receba influências externas e que hoje, talvez já não seja mais tão fiel as suas raízes como antes. É aceitável que mv's, músicas, filmes e etc, recebam horários específicos para sua transmissão, mas proibi-los é complicado! É polêmico!
E no fim, de tanto proibir, censurar, deduzir e achar, tudo parece mais nebuloso! Negro, sombrio!
Porque como foi dito, não podemos avaliar essa situação pelo ponto de vista deles, mas apenas pela nossa visão de mundo que entende que a censura é amarga demais para ser saboreada no mundo Kpop.


Autora/Colunista: @elainefranca27



7 comentários:

  1. sinceramente, eu concordo com eles. Eu não deixaria meu país "mal visto" por dinheiro.
    Ok, algumas vezes eles exageram e censuram coisas nada a ver, mas é preciso botar ordem.
    Se ninguém desse um "basta" em trabalhos muito violentos ou sexualmente sugestivos, o Kpop viraria um mangue.

    ResponderExcluir
  2. Concordo com a Nai Moraes
    Tem mv's que eu também não acho recomendável para os jovens. Muitos aqui ficaram com raiva quando censuraram Pray do Sunny Hill, mas imaginem uma criança vendo aquele mv, ela com certeza vai ficar impressionada. O lado das músicas também entendo alguns, mas o exagero está muito presente nesse quesito, pois tem músicas que foram censuradas por UMA PALAVRA, que no final poderia passar despercebida pela mensagem da música.
    Também não sabemos o que se passa na cabeça dos fãs coreanos, como por exemplo as meninas que param de estudar depois de saber que o Jun tava namorando com a Hara, eu particularmente achei isso um absurdo, que essas gurias são loucas e falta alguém para ensiná-las a terem senso de saber que o artista também tem uma vida, que ele também pode se apaixonar e tals.
    Então sinceramente acho que a censura na coreia tem que ser moderada, ela tem que existir para que não se torne vulgar, mas também não pode ser exagerada para não limitar a liberdade do artista.

    ResponderExcluir
  3. Eu acho que tudo bem eles censurarem mv's que demonstrem sexualidade ou violência demasiada. Mas por outro lado, tem uns que são censurados que não tem nada demais. Mas eu também acho que eles deveriam dar liberdade para os artistas darem a impressão do que eles querem passar para as fãs. Afinal se eles estão fazendo isso é para mudar a carreira deles.

    ResponderExcluir
  4. na minha opinião eles censuram muita coisa que n tem nada a ver, como por exemplo a musica do B2st on rainy days, só pq tem uma frase q fala de bebida, ou bubble pop q tem uma dança ao meu ver normal, e pra eles é "sensual demais"

    a unica censura q eu concordei em 3 anos como kpopper, é a o MV de going crazy q a garota mata o ex, e mesmo assim é um dos MVs preferidos, acho q tenho bastante discernimento pra saber q é só um MV, mas os coreanos são meio neuróticos, então concordei quando censuraram, mas tbm foi só esse

    ResponderExcluir
  5. EU ACHO ELES TEREM ESSE DESEJO DE PRESERVAR A CULTURA E A MORAL NA CORÉIA!
    ALGUMAS MÚSICAS FORAM CENSURADAS PQ REALMENTE TEM COISAS Q A GENTE Ñ VÊ!
    OU VOCÊS ACHAM Q AS MÚSICAS E AS DANÇAS SERIAM COMO O FUNK CARIOCA (ALGO Q EU DETESTO)?;NA OPNIÃO TEM MTS VÍDEOS Q Ñ PODEM SER VISTOS POR MENORES, TIPO O USO DE ARMAS, BEBIDAS........ OU SEXO, MORTES.
    LEMBRANDO Q O BRASIL ACEITA QLQR MERDA Q ELES JUGUEM SER MÚSICA BOA Q ACOMPANHE A FALTA DE VERGONHA NA CARA
    SÓ ISSO!

    ResponderExcluir
  6. Vou dizer o que acho.

    Nós gostamos do K-pop por não ser aquele estilo de música que agride aos ouvidos, com palavrões, e aos olhos, com imagens obscenas. A Coréia do Sul sempre foi um país que seguiu nessa linha. Mas agora, os fãs estão ficando numerosos fora dela. E,para impedir que a moral seja alterada, eles têm que fazer isso. Se não fossem tais censuras, as empresas pensariam em estar sempre rompendo o limite e a coisa ficaria um total desastre. E, sinto muito dizer a vocês: se querem ver gente mostrando o corpo, rebolando e dizendo que vai beber todas e tudo mais, nem precisa sair do Brasil. Sim, eu concordo com a censura. Porque as pessoas de lá estão abrindo os olhos pros "costumes" ocidentais e vão querer impor eles em sua cultura.

    Pensem bem. Imaginem a Hyunah depois aparecendo nos noticiários que começou a mostrar demais seu corpo e aparecendo toda vez com uma pessoa diferente. No começo podem defendê-la, mas isso não vai durar muito.
    Apesar de tudo, os sul coreanos conseguiram viver felizes até hoje. E nos conquistaram desse jeito. Não por causa do corpo, mas pelo talento no canto e na dança. E até em coisas mais. Ou vão me dizer que começaram a ouvir Kpop por causa de Rania? Se até elas prezam o talento no canto e na dança, quando o corpo é só mais um adicional?

    ResponderExcluir
  7. Se eu falei algo ruim, me digam. Vou tentar explicar melhor, já que nem sempre minhas idéias saem da forma como exatamente penso.

    ResponderExcluir

Os comentários postados por usuários não expressam as opiniões da equipe do site.