quinta-feira, fevereiro 09, 2012

Decompondo o estilo



O estilo Kpop é definitivamente algo que tem chamado muita atenção do mundo. Seja pelas influências externas ou por suas próprias características culturais, o pop sul-coreano tem se mostrado extremamente inteligente ao maximizar suas produções artísticas em um período de retração norte-americana.
Com muito talento, treino, perseverança, investimento e um cenário internacional favorável, o Kpop tem sentido o sabor de uma expansão sem precedentes na história da Coreia do Sul. 
Mas na visão dos fãs brasileiros, o que será que chama mais atenção para o estilo?
Qual é o maior apelo visual exercido pelo Kpop? O KDO deu cinco opções e você pôde votar durante 5 dias. Agradecemos aos 1.000 votos, vamos lá...


Em 5°lugar, como o maior atrativo visual, ficou o colorido das produções (4%):


Não é de hoje que sabemos o quanto o Kpop está ligado com a indústria do consumo. As empresas têm vindo cada vez mais a trabalhar lado a lado com as celebridades para criar novas táticas de marketing. Um exemplo disso foi a parceria de sucesso realizada entre a Sidus HQ e a franquia de café CaffeBene, que em nada lembrou o desastre da colaboração do grupo "Leader's" com a marca "Scentimor". 


Nas táticas de marketing o uso das cores é algo fundamental para o alcance do público (Não necessariamente o colorido, mas a escolha da cor certa pode render o sucesso do produto). 
"A cor é uma realidade sensorial, segundo os estudos de psicologia, à qual não podemos fugir. Além de atuarem sobre a emotividade humana, as cores produzem uma sensação de movimento, uma dinâmica envolvente e compulsiva." DIY_EFFECTS 


As grandes agências investem nas cores como estratégia de marketing, na produção de shows, mv's, e o resultado final é um espetáculo maravilhoso, uma verdadeira vitrine rica em imagens. Quando aliadas ao 3D então, estas estratégias se intensificam e ganham a mais alta qualidade visual demonstrada dentro do cenário KPOP.


Em 4°lugar, como o maior atrativo visual, ficou a sensualidade das performances (11%):


Podemos estar enganados, mas o grupo Rania e a sub-unidade da Cube, Trouble Maker, podem ser lembrados com facilidade quando o quesito é sensualidade (... não estamos aqui para discutir o que é sexy ou o que passa disso, ok? Isso gera polêmica!). 
O grupo liderado, na época por Teddy Riley foi um dos primeiros casos a gerar intensas discussões por estarem utilizando o movimento 'spread leg' em "Dr. Feel Good" (2011) que logo depois, foi adotado pelo 4Minute em "Mirror Minor", no mesmo ano.
Neste período, emerge com maior visibilidade o Ministério da Igualdade de Gênero e Família (“MOGEF”), que foi o responsável pela mudança nas duas coreografias e pela censura de dezenas de canções. A partir dai, hits como os do Block B, Beast, Jewelry e Kim Hyun Joong, além de performances como as do grupo Sistar e Nine Muses, receberam a tarja preta.

Com o passar do tempo e a maior abertura ao mundo, é normal vermos os artistas se reinventando e construindo performances mais sexys, embora muitas críticas ainda sejam severas em relação aos adeptos da sensualidade.


Em 3°lugar, como o maior atrativo visual, ficou o carisma dos k-idols (17%):


Em nossa recente enquete, Leeteuk (Suju) e Sandara (2NE1) apareceram como os k-idols mais simpáticos e carismáticos do cenário kpop. Esta não é uma surpresa para nós já que, os grupos Super Junior, SNSD e 2NE1 sempre lideraram as pesquisas sobre popularidade. 
Uma das principais qualidades apresentadas na fórmula dos grandes grupos e principalmente do Suju, é a simpatia. Esta qualidade quando exercida de forma espontânea e verdadeira, facilmente é captada pelos fãs que passam a admirar o grupo de uma forma sem igual. 

Os programas de variedades são locais bem interessantes para observarmos a personalidade dos k-idols, veja Jo Kwon, com suas "tremidinhas", ou Lee Joon, com seus terríveis "micos", é impossível não gostar deles.
Recentemente, o comediante Kim Gura fez uma declaração polêmica a respeito do carisma dos artistas em programas de variedades, ele colocou: "Diferente da JYPE, os artistas da SM Entertainment são muito bons em shows de variedades e entretenimento. Por outro lado, você pode fazer um programa com ou sem os artistas da YG Entertainment, não faz a menor diferença."

 Opinião, cada um tem a sua!


Em 2°lugar, como o maior atrativo visual, ficou a beleza sul-coreana em si (31%): 


Que os orientais são lindos, todos nós sabemos! Mas como todos nós, eles também perseguem um ideal de beleza, também possuem o desejo de se adequarem aos padrões mundiais.
Vejam o caso da integrante do Nine Muses, Sera, recentemente a diva chamou a atenção dos fãs por ter emagrecido para seu comeback. Foi revelado que a mocinha passou por uma drástica mudança de imagem com a perda de 20 kg desde seus dias de trainee. Sua agência, Star Empire acrescentou: "Acho que ela sentiu uma forte necessidade de mostrar uma imagem saudável mesmo que leve algum tempo. Ela ainda controla seu peso com merendas como batata-doce. Ela vai continuar a trabalhar para melhorar."

Muitos casos de dietas drásticas podem se verificados, mas a recorrência aos métodos de cirurgia plástica são os mais comentados. Como exemplo, podemos tirar a plástica realizada por Kyu e Shindong (Suju) nas pálpebras e a drástica perda de 40% da gordura corpórea obtida por JeA, líder do grupo Brown Eyed Girls, para o comeback de "Sixth Sense" (2011).

Mediante estes fatos, a agência YG entrou com uma interessante cláusula em seu contrato, fechado com o novo grupo que debutará este ano. Segundo entrevista dada à OSEN: “O novo grupo é composto por membros que nunca realizaram cirurgia plástica. As meninas também concordaram com a condição de não aderir a cirurgia plástica no futuro e assinaram o contrato com o presidente Yang HyunSuk... Esse contrato é possível porque estamos focando em criar um girl group que enfatiza uma beleza natural.”


Em 1°lugar, como o maior atrativo visual, ficou a coregrafia criativa (35%): 


O kpop é o gênero musical que possui os artistas mais interessantes, mais bonitos, mais carismáticos... É isso ai!! E as coreografias mais incríveis e criativas são sul-coreanas, mas vocês sabem quem está por trás dos melhores passos-kpop e dos melhores passos do mundo?
Seu nome é Rino Nakasone, o monstro do mundo da coreografia, a diva nasceu no Japão no ano de 1979 e mora atualmente nos EUA. Ela foi responsável pelas coregrafias de Britney Spears, Gwen Stefani, Janet Jackson, entre outros, e é coreógrafa especial da SM!
Em sua lista estão quase todos os passos do SHINee, f(x), TVXQ(Homin)... E por ai, vai!
A Rino não é a única, o cenário Kpop está cheio de excelentes coreógrafos e de excelentes alunos, que muitas vezes, superam o próprio mestre, como é o caso de Yunho (TVXQ), Kahi e EunHyuk (Suju)... 

Dançar Kpop é tão bom, que este estilo vem fazendo com que o mundo todo queira formar seus próprios covers. Cada dia, mais eventos surgem com o intuito de selecionar novos talentos mundiais. As coreografias-kpop são um verdadeiro desafio para qualquer mortal, mas não custa tentar, não é mesmo?

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Matéria exclusiva KDOfficial

4 comentários:

  1. Eu conheço a Rino,ela dança demais,muito mesmo. *---*

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  2. Acho que uns dos quesitos que chama mais a atencão msm são as coreografias. Uma mais maravilhosa que a outra.

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  3. Tuso no k-pop chama a atenção ! É mto perfeito!!!

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  4. O que mais chama a atenção é realmente a coreografia mas na minha opinião seria melhor retirar das coreografias o excesso de sensualidade, as roupas muito curtas e de colegiais pois deixam as meninas extremamente desconfortáveis e envergonhadas em apresentações de palco e na tv. Para vender álbuns os produtores não precisam apelar para nudez pois a música Kpop vende mais com elas totalmente vestidas.

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