terça-feira, novembro 09, 2010

Investigação Criminalística


Em um especial da MBC que foi ao ar em 08 de novembro, houve um tema muito interessante sobre a investigação do poder dos internautas.

Sob a permissão de Lee Ju Guk, cinco alunos de uma escola de ciber-segurança colocaram seus nomes, suas idades, e suas identificações na Internet. Com apenas estas três peças de informação, o que os alunos conseguiram encontrar foi chocante. Em 15 minutos, os alunos foram capazes de encontrar senhas de internet, e dentro de uma hora, os números de telefones de seus amigos, sua história de educação, seu endereço de casa, as fotos de sua carreira de ensino médio e o conteúdo de e-mail de seus amigos.
Tudo isso foi feito sem o uso de qualquer programa de "hacking" ilegal, e o feito foi atribuído ao poder de um novo fenômeno da internet, e que hoje é apelidado de NCSI (Netizen Crime Scene Investigation).

A Coréia do Sul é um caso único, pelo menos no sentido de que em outros países, especialmente Estados Unidos, a vida pessoal e outras notícias de celebridades são encontrados através de paparazzis profissionais e agências de notícias. No entanto, a Coréia do Sul, sendo uma das nações mais fortes de TI no mundo, coloca os internautas à frente das investigações.
Os internautas têm feito muitas manchetes nos últimos tempos, e em um tempo ultra-rápido na busca de informações. Eles são capazes de resolver os casos antes de investigações policiais sequer sabem por onde começar, fazendo com que as confissões feitas por celebridades pareçam brincadeira de criança.
Um representante de uma empresa de segurança afirmou: "Enquanto você está qualificado para fazer buscas, encontrar informações pessoais sobre uma pessoa específica, não é difícil. As pessoas usam seu nome, idade, sexo, número de telefone e online, sem qualquer suspeita. Tudo que você precisa é uma dessas peças, e é fácil reunir todos os dados dispersos. "



Outro representante da agência de entretenimento declarou: "Romances também ajudam bastante, assim como no caso do SHINee, Jonghyun e a atriz Shin Se Kyung. O relacionamento deles foi encontrado pela primeira vez através de uma conta internauta antes mesmo relatado para o público. "

Se assim for, o que pensam os representantes da indústria de tal poder?

Um representante da agência de entretenimento elogiou o NCSI, afirmando: "Eu acho que eles tem habilidades incríveis. Ser capaz de encontrar essas informações e identificar nomes sem o uso de outras ferramentas de hacking ilegal vale pelo menos uma rodada de aplausos. "
Por outro lado, as agências que não queriam suas celebridade tivessem seus nomes verdadeiros revelados, friamente declaram: "Penso neles como pessoas sem nada para fazer. Não sou capaz de entender porque eles fazem isso, e porque eles sentem a necessidade de trazer à tona questões antigas. "
Jung Hyun Deok, um crítico da cultura, comentou: "O NCSI foi considerado divertido no início, mas ficou mais forte ao longo dos anos. Com os serviços de redes sociais como o Twitter, os internautas são capazes de conversar em tempo real e trocar fotos de várias informações muito mais rápido do que eles podiam fazer antes. Algum nível de segurança deve ser implementado. "
E você o que acha disso tudo? Você concorda com o sistema usado pelos Netizens, tendo em vista que metade das informações lançadas na Internet vêm direto deles?


Créditos: Allkpop
Matéria: Mitsuyia

0 comentários:

Postar um comentário

Os comentários postados por usuários não expressam as opiniões da equipe do site.