quarta-feira, fevereiro 02, 2011

A Coreia no Brasil


'Comunidade coreana reúne mais de 50 mil pessoas no Brasil'

Jornal da Band
Dia: 01 de fevereiro de 2011
pauta@band.com.br



O Bom Retiro, tradicional bairro comercial de São Paulo, virou reduto dos coreanos na cidade. A região já abrigou italianos e judeus, mas atualmente, trabalhadores vindos da Coreia estão entre a maioria dos imigrantes no Bom Retiro. Atualmente, a comunidade coreana no Brasil reúne mais de 50 mil pessoas.
Os coreanos começaram a chegar no país em 1963 fugindo da guerra que separou e devastou a Coreia e hoje, formam um dos mais recentes grupos de imigrantes do país.
Nos dias atuais, os pioneiros ainda sofrem com o idioma. Mas os mais novos absorvem rápido os costumes brasileiros, como as gírias, que nem sempre são fáceis de aceitar para as famílias coreanas tradicionais. (...)

Apesar de ser dona de 70% das lojas no Bom Retiro, o comércio não foi o primeiro destino dos coreanos. A ideia inicial era empregar os coreanos na agricultura, mas não deu certo. A solução para viverem foi vender de porta-em-porta o que tinha, como roupas novas trazidas da Coreia.
A tradição de fazer tudo rápido e a dificuldade do idioma trouxeram alguns preconceitos. Como a impressão que o coreano é ríspido e fechado. Para a escritora Yoo Na Kim, que veio para o país com oito anos, essa é uma característica natural das primeiras gerações de imigrantes em qualquer ocasião.
Atualmente, muitos coreanos que têm bons resultados nos negócios já começam a se mudar para bairros mais nobres, como Higienópolis. Aos poucos, as duas culturas vão se misturando, aumentando assim, a miscigenação em São Paulo.




Artigo retirado na íntegra do site da Band.
Colaborador: Luis Emílio
Matéria: Elaine França

Um comentário:

Os comentários postados por usuários não expressam as opiniões da equipe do site.