quinta-feira, dezembro 29, 2011

[Coluna] O que me faz sofrer!



É incrível como o tempo passa e as diferentes formas de relações interpessoais vão ganhando maiores destaques, umas se tornam banais e outras vão sendo cada vez mais problematizadas, como é o caso do Bullying.
Este termo é utilizado para descrever atos de violência física e psicológicas sistemáticas, é um conceito bem amplo, mas um assunto muito delicado já que trás sofrimento àqueles que convivem com este tipo de pressão.
Uns dizem que está na moda falar sobre isso, outros acham uma grande bobagem, mas uma coisa é certa, os valentões ditadores de antigamente que praticavam bullying continuam existindo, o que mudou foi o termo utilizado para descrever seus atos. 
É complicado? Um pouco... O sentimento de tristeza e desamparo que muitos jovens sentem ao encarar situações de extrema humilhação e muitas vezes, violência, extrapolam o espaço da escola, por exemplo, o bullying pode acontecer em qualquer ambiente social. 
Este assunto não é tão discutido em nosso país, mas aposto que muitas pessoas sabem de histórias de brincadeirinhas de mau gosto e apelidos irritantes, sistemáticos. É claro que nem tudo é bullying, nem tudo ofende e nem tudo machuca, mas é bom olharmos para um fenômeno que cada vez cresce mais no mundo e tem tirado a vida de pessoas muitos jovens. 
Isso acontece de verdade e agente nem se dá conta. 
Perseguição de fato, não se resume ao assédio físico, mas pode se dar de várias formas como através de constrangimento verbais, mentiras, fofocas ou até mesmo por meio do cyberbullying. Diante disso, como as vítimas reagem? Elas reagem de diversas formas, elas se isolam, elas ficam violentas, elas entram em profunda depressão e muitas vezes, tentam o suicídio.
Muitas pessoas, podem estar reproduzindo um comportamento típico de um praticante de bullying sem saber. E imagina, se agora que somos jovens agimos dessa forma, que adultos seremos? Pesquisas indicam que aqueles que praticam este tipo de ação já sofreram no passado algum tipo de violência e os que sofrem "perseguições" tendem a reproduzí-las no futuro. Ou seja, parece que uma máquina de violência está trabalhando a todo vapor. 




Por isso, para aqueles que adoram "brincadeirinhas" sistemáticas e vexatórias a auto-análise é a melhor forma de descobrir quem realmente tem complexo de inferioridade e dificuldades de relacionamento. E, para aqueles que sofrem com isso, a melhor maneira de lidar com a situação é conversando com quem pratica o ato, se não for possível, dependendo da gravidade da intimidação, buscar por ajuda de pessoas experientes é o melhor caminho. Não devemos querer carregar nossas dores e problemas sozinhos até porque, se na sua visão determinada situação não tem saída, conversando grande parte das barreiras se rompem. Infelizmente, muitos não buscam por ajuda...


No final, deixo claro que não tive a intenção de adivinhar seu problema, nem mesmo de tratá-lo de forma  simplista, minha única intenção foi a de fazer você refletir da mesma forma que eu quero refletir. Ninguém é obrigado a suportar o que sufoca e trás insegurança, pensem nisso, kpoppers.



Coluna: @elainefranca27





4 comentários:

  1. Boom.. eu concordo com vc! Eu posso dizer isso porque eu jah sofri bullying, ou melhor eu ainda sofro... e digoo que eh muitoo dolorosoo!
    As pessoas que aplicam bullying em vc não tem a menor idéia de como vc se sente, nem se preocupam de como vc vai reagir depois.. Muitas vezes eu sofro bullying por simplesmente ser oriental e mostrar o que eu realmente soou!.. me isolavaa total na escolaa e as minhas amigas não sabiam o que fazer em relação a isso e a minha família não me dá ouvidoos, eu tive que sair dessa SOZINHAA..
    Eu comecei a pensar: Porque que eu devoo sofrer desse jeitoo? As pessoas que fazem "brincadeirinhas" com vc são covardes e carentes!.. Vc devia sentir pena deles, muita penaa; ou eles não recebem carinho e quer chamar atenção de qualquer forma sendo o bonzão, ou eles simplesmente tem inveja de vc por conseguir o que deseja!.. bullying nada mais e nada menos do que um procedimento deles de por vc abaixo deles, para que possam se sentir inferiores!!!

    Eu me superei desse problema levandoo td á brincadeiraa e mostrando que eles tambm não são nada.. se a pessoa fala que eu sou ruim nisso, eu simplesmente dou um sorriso e falo: ' Sou ruim mesmoo! Faze o que.. mas eu sou muitoo melhor em outras coisas...! '
    - .............. - Mas claroo, todoo mundo supera de um jeitoo!
    Kpoppers que sofrem bullying pensem, se olhem no espelho: - 'Não sofraa por issoo.. Vc eh melhor e perfeitaa do que qualquer um nesse mundoo - Porque VC É A ÚNICAA!!!.. '
    Penseem...... eu dou o maior apoio á vcs.!

    ResponderExcluir
  2. eu, graças a deus, tive muita sorte.. nunca sofri com bullying, então n posso saber como as pessoas q sofrem se sentem, mas é realmente triste que muita gente passe por isso, só por ser alta/baixa, ser gordo/magro, ter um gosto diferente...é revoltante como as pessoas n percebem o quanto somos iguais e só reparam nas diferenças

    ResponderExcluir
  3. Eu sei que dá muita raiva das pessoas que praticam o bullying. Mas se vc pensar direito, temos que ter pena delas, pq essas pessoas sofreram ou sofrem de algum problema emocional tb. Por isso eles precisam fazer o outro de vítima p/ que justamente ele(a) fique em evidência. Eles precisam chamar a atencão e infelizmente só conseguem isso maltratando, batendo, xingando a sua vítima ou vítimas. O praticante de bullying, quer chamar a atencão das pessoas, quer se mostrar o poderoso(a) p/ mundo, mas ao msm tempo ele(a) são covardes, pq acho que a maioria nunca "ataca" suas vítimas estando sozinho(a), sempre andam em grupo. É por isso que vc vê e lê notícias de mortes em escolas, principalmente nos EUA e Europa, o aluno que sofre bullying fica com tanta raiva que acaba matando a pessoa que o pratica. Os adultos não se preocupam, não dão atencão, por isso que esses casos só aumentam.

    ResponderExcluir
  4. Muito boa a coluna, Elaine...
    É, o bullying está realmente presente em todo lugar...
    e é um assunto bem delicado para os que sofrem com isso.

    ..Parabéns pela iniciativa de falar sobre o assunto aqui no KDO!

    ResponderExcluir

Os comentários postados por usuários não expressam as opiniões da equipe do site.