quarta-feira, outubro 23, 2013

Conheça a história do Hino Nacional da Coreia do Sul

Hoje, o KDOfficial traz para você um pouco sobre o hino nacional da Coreia do Sul.
Conheça mais a respeito deste incrível país, além do mais você não irá se arrepender de ler esta matéria até o final.
O hino traz consigo um profundo sentimento patriótico, que deixa qualquer brasileiro de boca aberta.
A canção é muito emocionante!


O "Aegukga" é literalmente uma canção de amor pelo país. O título significa algo como "A Canção Patriótica".
Acredita-se que a letra foi escrita para a cerimônia de colocação da pedra fundamental do Portão da Independência, em Seul em 1896. Entretanto, não se sabe ao certo se a canção foi escrita por Yun Chi-ho (político e educador coreano) ou por An Chang-ho (líder pró-independência).
Inicialmente, "Aegukga" foi cantada ao som da canção folclórica escocesa "Auld Lang Syne", introduzida na Coréia por missionários ocidentais.
Durante a colonização japonesa, a música foi totalmente proibida mas os coreanos ignoraram esta ordem e continuaram a cantá-la, expressando seu desejo de independência nacional.
Em 1937, Ahn Eak-tae (maestro e compositor clássico) adaptou a canção dando-lhe um novo ritmo. Seu trabalho foi adotado oficialmente pelo Governo Temporário da Coréia em Shanghai, China, de 1919-1945. Finalmente com o passar do tempo, "Aegukga" foi apresentado numa cerimônia que celebrava a fundação da Répública da Coréia em 15 de agosto de 1948. Agora não continha a melodia escocesa e sim o ritmo que Ahn Eak Tae havia lhe dado.

Entretanto, o hino nunca havia sido adotado oficialmente pelo governo coreano e continuava a servir como hino oficioso, ou seja não era oficial mas era dedicado a Coreia do Sul como canção símbolo do país.
Em março de 2005, a viúva do compositor do hino nacional renunciou aos direitos autorais, doando-os ao governo sul-coreano. Agora portanto, o canção está sob domínio público.

Abaixo você poderá ler a tradução do hino em português:

"Até que as ondas do mar oriental sequem e que o monte Baekdusan se alonginque, Deus proteja nossa terra para sempre, nosso país para sempre.
Como um sólido pinheiro do monte Namsan, em pé para o dever, vento ou frio, nada muda, é resoluta a nossa vontade.
Na curva do céu da noite, azul cristal e sem nuvens de outono, seja a lua radiante nosso espírito, imutável, simples e verdadeiro.
Com tal vontade e tal espírito, fidelidade, coração na mão, que venha a pena, que venha a alegria, é a nossa terra amada.
Que a Coréia, país da rosa de Saron, dos milhares de quilômetros de montanhas e rios magníficos, fique para sempre de pé, defendida por seu povo."


Assista abaixo a integrante do grupo Girls Generation, Taeyeon, cantando o hino nacional em uma partida de beisebol.



Fonte: Wikipédia Pt. En. + Portal São Francisco + Yonsei Taekwondo Club
Tradução/Adaptação: Hellen França
KDOfficial - Não remova sem os devidos créditos!